Nossa História
A organização política de homens trans ainda é recente no país. As primeiras iniciativas, ainda individuais, de visibilidade política das transmasculinidades contam, em geral, com um pouco mais de uma década de existência no Brasil (início em 2012). Trata-se, portanto, de um ator coletivo em processo de fortalecimento, cujas demandas ainda são pouco conhecidas, embora se saiba da vulnerabilidade acrescida que impacta a vida das pessoas trans de modo geral.
O Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) possui núcleos em diversas cidades e estados do Brasil. O IBRAT-SP é o núcleo que atua no município de São Paulo. Sua reestruturação começou em 2020, mas tomou força em 2022 com mais membros e atuando mais na área de saúde, comunicação, escrita de projetos, análises de dados, participação em mesas e eventos, organização de eventos, cultura e lazer, além de suporte jurídico e a advocacy nos gabinetes de parlamentares a fim de apresentar as demandas transmasculinas.
O IBRAT-SP tem se fortalecido na frente política de São Paulo participando da Frente Parlamentar LGBTQIA+, ocupando cadeiras no Comitê municipal de saúde LGBTQI+, no Núcleo TransUnifesp, também tem feito falas na ALESP, em eventos diversos como a Parada LGBT de São Paulo, Parada Preta (LGBT), Caminhada Trans e Marcha Trans, entre outros.
Nosso objetivo principal é atuar na defesa das pautas transmasculinas em frentes que são essenciais para a vida: educação, política, trabalho, saúde e cultura, tendo uma abordagem incisiva - sem deixar de fazer articulações necessárias, e usando estratégias de comunicação, arte e história para tal.
Registros da Nossa História
Linha do Tempo
Julho de 2012
Criação do IBRAT Nacional
O Instituto Brasileiro de Transmasculinidades - IBRAT, foi formado em julho de 2012 na cidade de João Pessoa, Paraíba, durante o I Encontro Regional Nordeste de Homens Trans.
Setembro de 2013
Lançamento político do IBRAT
Após a criação do IBRAT em 2012, o instituto só vai ser lançado politicamente em setembro de 2013 no XX Encontro Nacional de Travestis e Transexuais, ENTLAIDS, em Curitiba, PR.
2015
Encontro Nacional de Homens Trans
Considerado o maior evento de encontro das transmasculinidades. Inicialmente denominado como Encontro Nacional de Homens Trans e foi ressignificado a partir do entendimento e contribuição de perspectivas, vivências e narrativas de outras transmasculinidades presentes.
Novembro de 2020
Reestruturação
Em novembro de 2020, em uma assembleia geral, o IBRAT se reúne para reestruturação da instituição. Nesse processo, foi reestruturado também o estatuto antigo que ainda não havia sido registrado. Aqui, criam-se alguns núcleos do IBRAT em cidades pelo Brasil, e o início da ideia de um núcleo em São Paulo.
Janeiro de 2022
Retomada do IBRAT-SP
Após um hiato organizativo, o IBRAT - SP enfim se materializa com um núcleo sob a coordenação de Kyem Araújo, ao lado de outros membros: Bernardo Gael, Kairos de Castro, Dante Preto, Miguel Ângelo, A passos lentos, o núcleo entende quais suas necessidades e objetivos.
Fevereiro de 2022
Evento de visibilidade transmasculina
O primeiro evento realizado pelo núcleo SP em parceria com Transarau aconteceu na Casa de Acolhimento João Nery com objetivo de fortalecer e resgatar nossas memórias de movimento e valorizar a arte e cultura trans.
Outubro de 2022
Reorganização do IBRAT-SP
Novos membros são necessários para dar conta do projeto de saúde mental e da comunicação, então entram convidados no núcleo Pedro Silvério e Ravi Spreizner.
Outubro de 2022
Reorganização do IBRAT-SP
Novos membros são necessários para dar conta do projeto de saúde mental e da comunicação, então entram convidados no núcleo Pedro Silvério e Ravi Spreizner.
Março de 2023
Primeira Edição do Papo de Boteco
Evento com proposta de resgatar a história transmasculina em um formato descontraído como em uma conversa em Mesa de Bar. Na primeira edição contamos com a presença de Lam Matos e Léo Moreira de Sá, que são figuras importantes para a história do movimento transmasculino e referências vivas da dedicação à luta contra a invisibilidade e pelo avanço de direitos. A ideia é ter outras edições que contem com a presença dos transcentrais vivos da nossa história de luta, pois é preciso valorizar suas contribuições e reviver a memória.
Julho de 2023
Mês da Diversidade
O IBRAT SP marcou presença em eventos políticos como Marcha Trans, Parada LGBT+, Parada Preta, Bate-papo de lideranças negras LGBT na Casa 1 realizadas pelo coletivo Amem.
Agosto de 2023
Reestruturação e Crescimento
O IBRAT-SP passa a atuar de maneira cada vez mais diversa e mais uma reorganização é necessária e mais membros ativos precisam entrar e outros acabam por sair.
Agosto de 2023
Seminário da Secretaria Municipal de Saúde
O IBRAT-SP foi convidado pela Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo a participar do Seminário – “CUIDADOS EM SAÚDE DE PESSOAS LGBTIA+ realizado no Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).
Outubro de 2023
Primeira Edição do Nossos Corpos em Movimento
Nossos Corpos em Movimento - evento sobre como a coletividade também é uma vida de construção de saúde mental para pessoas trans. Nesta ocasião o evento encabeçado pelo IBRAT SP contou com a parceria do Transarau, Meninos Bons de Bola, Ariel Nobre exibindo o curta Preciso Dizer que Te amo, Mães da Resistência, Trans no Corre e Basketrans