top of page

João Lucca Lima

Historiador, comunicador, ativista, transmasculino e bissexual. Nascido na periferia do Grajaú, acredita na articulação coletiva como fonte da construção e conquista pelos direitos básicos de populações marginalizadas.

Lucca é historiador, ativista e comunicador. Nascido e criado na periferia do Grajaú/SP. Desde cedo esteve próximo de movimentos sociais como coletivos e associações dedicados a fomentar o acesso à saúde e educação pública, além de companhias de teatro que promoviam conscientização de classe, raça e gênero.

 

Formado em história pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), durante sua graduação fez parte de coletivos feministas, anarquistas e movimentos grevistas. Em 2017 se tornou educador do cursinho pré-universitário da Rede Emancipa - um movimento social de educação popular. Sua graduação foi extensa, pois, ao mesmo tempo que lidava com a descoberta de uma educação extremamente elitista, lidava com a própria aceitação de identidade de gênero e um transtorno psicológico bipolar.

 

Em 2019 fez parte de um programa de aceleração ao empreendedorismo cujo papel era a execução e desenvolvimento de estratégias na elaboração da Startup Curibocas, focada na produção de moda consciente e economia circular, cujo objetivo era promover o giro de capital dentro das periferias de São Paulo.

 

Somente em 2021, conseguiu se reestabelecer no mercado de trabalho formal e iniciar sua transição de gênero.  

 

Atualmente estuda e trabalha com comunicação e é liderança de um grupo de diversidade LGBTQIAP+. Em 2023, após inúmeras resistências pessoais, se dedicou a estudar transmasculinidades e passou a integrar a pasta de comunicação do núcleo IBRAT -SP.

joão lucca lima - ibrat sp.jpeg
bottom of page